Cirurgia Bariátrica é Para Todos?

 em Sem categoria

A obesidade é atualmente uma epidemia mundial. No Brasil, 40% das pessoas estão acima do peso, sendo que 20% dessas pessoas são obesas. Os tratamentos convencionais têm se mostrado ineficazes em promover perda ponderal duradoura nos graus mais severos de obesidade. No entanto existem procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos disponíveis com resultados excelentes.

A obesidade é diagnosticada a partir do IMC (Índice de Massa Corpórea), que nada mais é do que um cálculo feito através da fórmula: peso / altura x altura. É através deste cálculo que é possível não apenas diagnosticar a doença, mas também determinar o grau em que ela se encontra.

A cirurgia bariátrica é indicada apenas para pacientes com obesidade grau 3 (ou seja, que possuem IMC acima de 40), ou para pacientes com obesidade grau 2 (IMC entre 35 e 40) com doenças associadas.

Na nossa conversa com o Dr. Marlon Rangel, ele nos falou também sobre os tipos de cirurgia bariátrica, como são feitos os procedimentos e quais são as vantagens de cada um deles: Bypass gástrico e Sleeve gástrico.

Além disso, ele nos orientou sobre os cuidados que devem ser tomados antes e depois da cirurgia, inclusive sobre as implicações para mulheres que desejam engravidar.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário