Obesidade x Covid-19
Qualquer pessoa pode ser infectada com o novo coronavírus que causa o covid19. Mas, à medida que continuamos a aprender mais sobre essa nova doença, fica cada vez mais claro que algumas pessoas são mais vulneráveis a doenças graves do que outras – incluindo aquelas que estão muito acima do peso.
Obesidade é uma pandemia. Mais de 50% da população do Brasil tem sobrepeso e mais de 20% é obesa. Mesmo que você se sinta saudável, apenas o excesso de peso pode aumentar o risco de doenças graves e pode aumentar consideravelmente os riscos no caso de infecção com covid19.
As pessoas nem sempre vêem a obesidade como anormal, já que é bastante prevalente, mas é importante saber que o peso elevado pode aumentar os riscos durante a pandemia de covid19, bem como de outras condições de saúde.
Existem muitos casos de mortes de jovens que não possuíam outras doenças pré existentes, mas estavam obesos. Isso porque obesos mórbidos têm 90% mais de chance de morrer do que pacientes não obesos quando estão com covid19.
Neste sentido, a cirurgia bariátrica traz uma melhora da obesidade e consequentemente diminui os riscos de complicações da covid19, mas é preciso analisar individualmente cada caso e a real necessidade da mesma.